Para comemorar 15 anos de atuação em sociedade, o escritório Vergara Martins Costa Troglio & Sanvicente Advogados promoveu uma cerimônia festiva, na noite de 09/12, no salão Bosque do Ipanema Sports. O evento contou o prestígio de várias autoridades, parceiros, familiares e amigos.
Houve no local uma exposição de totens com registros históricos dos antepassados dos sócios, famílias Vergara, Martins Costa e Sanvicente. Também foi apresentado um Recital do Trio de Los Pampas com 10 músicas, seguido da Banda Marmota Jazz, com participações vocais dos cantores Marcelo Delacroix e Pedro Veríssimo, além da soprano Andiara Mumbach.
Histórico
A sociedade teve início, no ano de 2007, pelos sócios César Vergara de Almeida Martins Costa, Cícero Troglio e Ricardo Sanvicente Ilha Moreira, inicialmente com as especialidades nas áreas do Direito do Trabalho e da Previdência Complementar Fechada. Atualmente, atende também causas previdenciárias ligadas à Previdência Pública e demandas tributárias das pessoas físicas de seus clientes que são, em sua maioria, integrantes da categoria dos petroleiros.
Ao longo de 15 anos, o escritório se expandiu de Porto Alegre para o Rio de Janeiro, ampliando suas áreas de atuação em diversos estados do Brasil. Paralelamente a sociedade cresceu, incluindo na equipe os sócios Caroline de Mello Silva Temo e Matheus Davoglio Sarturi.
O advogado César Vergara de Almeida Martins Costa é, no momento atual, procurador que presta assessoria jurídica a diversas associações do sistema Petrobras:
FENASPE (Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros); AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras); APAPE (Associação Nacional de Empregados e Ex-Empregados das Empresas do Sistema Petrobras e Sucessoras, Participantes e Assistidos da Petros); ASTAPE CAXIAS (Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Anistiados da Petrobras e Subsidiárias no Estado do RJ); AEXAP (Associação dos Empregados e Ex-Empregados Assistidos da Fundação Petrobras de Seguridade Social PETROS); APASPETRO/Rio Grande do Norte (Associação dos Pensionistas e Aposentados do Sistema Petrobras); AAPESP-RS (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Petrobras e Subsidiárias no Estado do Rio Grande do Sul); e AAPEC (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Copesul e suas Sucessoras).
Discurso
César Vergara de Almeida Martins Costa agradeceu a todos os presentes, em especial aos pais dele e dos sócios, na pessoa da Dra. Beatriz Sanvicente. “Não estaríamos aqui se não fossem os nossos antepassados”, afirmou, justificando, então, a exposição no local com quadros históricos e totens explicativos que contam um pouco da tradição jurídica dos Martins Costa, dos Vergara e dos Sanvicente, “familiares que nos serviram e servem de exemplo e inspiração”.
Na sequência, Dr César Vergara homenageou “in memorian” seu avô, José Luís de Almeida Martins Costa, que completaria, neste ano, 100 anos de bacharelado em Direito, e também na pessoa de seu bisavô, Osvaldo Vergara, “por tudo que fez em vida pela classe dos advogados”.
Em seguida, agradeceu aos filhos dele e dos sócios: “Vocês foram e são a nossa fonte de inspiração, fonte amorosa sempre presente. São os faróis que nos iluminaram nas tempestades”. Cara um recebeu uma medalha como lembrança. Logo depois, o agradecimento foi dedicado às esposas de cada um; “Cada uma de vocês, com suas personalidades distintas, foram essenciais para que pudéssemos acertar nas nossas escolhas e decisões, tornando leve a nossa labuta diária”. A esposa do Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa, Vivian Martins Costa, foi homenageada em nome de todas as demais presentes. Cada uma recebeu um ramo de flores.
Dando continuidade à trajetória profissional, César Vergara referiu que ele, o Dr. Cícero e o Dr. Ricardo trabalhavam juntos, desde 1989, em renomado escritório da advocacia gaúcha, acumulando mais de 30 anos de atuação. Depois disso, foram agraciados com o ingresso da Caroline e do Matheus na equipe.
Na continuidade, prestou agradecimento aos clientes do escritório, “cuja confiança foi e é a base solida da nossa atuação”: Paulo Teixeira Brandão, Albeniz Artur Meneguetti, Dirney Alves Ribeiro, Luiz Carlos e Martha Lacau e Sérgio Antonio Sacco Caminha.
Agradeceu aos advogados presentes, “com a mais sincera admiração”, nas pessoas da Dra Sulamita Santos Cabral, presidente do IARGS; e do Dr. Gustavo Juchem, secretário geral da OAB/RS. Saudou ainda ao “pampiano, poeta, advogado, amigo e companheiro de causa”, Dr. Carlos Nejar, com quem revelou que teve a honra de dividir a Tribuna no Supremo Tribunal Federal, ocasião em que ambos, “afinadamente”, ousaram declamar versos do poema “Martins Fierro”.
Citou, ainda, a presença de magistrados exemplares, prestando homenagem em nome dos primos Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa e Rafael Martins Costa Moreira.
Mencionou o prestígio dos membros do Ministério Público, fiscais da lei e promotores da Justiça, na pessoa do primo Antonio Augusto Vergara Cerqueira.
Agradeceu também aos servidores do Poder Judiciário. “Vocês são fundamentais aliados na busca pela efetivação da Justiça”, afirmou, fazendo homenagem ao “meirinho” Luiz Silva, acompanhado de sua família.
Posteriormente, citou os advogados parceiros “que sempre apostaram no nosso trabalho e sem os quais teria sido impossível expandir o escritório”: Dras. Gilda Elena Andrade D’Oliveira, Magda Biavaschi e Ione Salin Gonçalves e Drs. André Avelino Ribeiro, Marcelo Silva, Maurício de Figueiredo Correa da Veiga, Luciano Andrade Pinheiro, Mauro Menezes e Alexandre Jullien.
O agradecimento também foi estendido aos peritos contábeis que assessoram o escritório em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, Drs. Olmiro de Araujo Costa e João Paulo Diniz.
“Aos advogados que integram o escritório, nosso agradecimento e desejo de que consigamos sempre estabelecer relações profícuas e duradouras, nossa homenagem nas pessoas da Dra. Ana Cristina Bandeira de Oliveira, que foi desde sempre meu anjo da guarda na cidade do Rio de Janeiro, e de meu filho César Vergara de Almeida Martins Costa Junior, meu exemplo de ser humano bondoso. Com ele acredito que tornar-me-ei um colega mais empático e tranquilo”, destacou.
Para finalizar, agradeceu a todos os colaboradores do escritório, Anidria, Anderson, Elenira, Fábio, Matheus Mancio, Matheus Gonçaves, Isaura, Leticia, Margarete, Shirlene, Áurea, João Pedro e Adriana. “Vocês são as peças fundamentais que fazem o escritório funcionar, vocês são o elo de ligação de cada um de nós com nossos clientes. Somos, todos, uma família que sabe discutir, às vezes se magoa, mas sabe consolar, sabe alegrar e comemorar também”, salientou. A homenagem ao grupo foi prestada em nome da “leal” companheira Gisele Cardoso Fernandes, que acumula 37 anos de trabalho.
Para finalizar, muito emocionado, dedicou o recital do Trio de Los Pampas ao primo-sobrinho Antonio Goya de Almeida Martins Costa: “jovem e brilhante advogado”, que recentemente faleceu em um trágico acidente de carro. “O Antonio, filho do Henrique, meu querido primo irmão e sobrinho do Ricardo, aqui presente, é um sujeito de luz”, informou. Aos 32 anos, ele integrava os principais institutos de advocacia, exercia a docência e já tinha escrito um livro, além de ter sido o fundador da Martins Costa e Butelli advogados.
Autoridades
Entre outras autoridades, compareceram à cerimônia, o Desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região; a Desembargadora Tânia Reckziegel do TRT4, da Ouvidoria Nacional da Mulher do Conselho Nacional de Justiça; a Dra. Sulamita Santos Cabral, presidente do IARGS (e Diretoria); o Dr. Thiago Roberto Sarmento Leite, presidente da Associação de Juristas Católicos do Rio Grande do Sul e membro do Conselho Fiscal do IARGS; o Dr. Paulo Teixeira Brandão, presidente da FENASPE; o Dr. Albeniz Arthur Meneguetti, presidente da AAPESP-RS; o Dr. Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga, vice-presidente de Relações Internacionais da Academia Brasileira de Direito Desportivo; o Dr. Mário Sérgio Martins da Silva, presidente da 12ª câmara do Tribunal de Ética da OAB/RS; o Desembargador João Paulo Lucena, diretor da Escola Judicial do TRT DA 4ª Região; os srs. Luiz Carlos e Martha Lacau, representando a diretoria da AMBEP (Associação dos Mantenedores Beneficiários da PETROS); o sr. Sérgio Antônio Sacco Caminha, representando a Diretoria da AAPEC.
Post a comment